Sempre nos deparamos com a necessidade de avaliar o gerenciamento de resíduos das empresas, e o comparativo entre instituições é uma demanda recorrente das pessoas que conversamos.

Ao longo de 8 anos de atuação exclusiva em gestão e gerenciamento de resíduos evoluímos nosso método de avaliação do gerenciamento de resíduos e hoje temos um procedimento justo e eficaz para auditoria de sistemas de gerenciamento de resíduos, que pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, como por exemplo: indústrias, hospitais e construtoras (obras).

No caso de não ser possível realizar uma auditoria completa, o que demanda mais tempo, é possível fazer avaliação mais rápida, preliminar, no sentido de responder uma pergunta simples que sempre recebemos: “Qual o nível de maturidade do gerenciamento de resíduos de minha empresa?” E é exatamente isso que vou apresentar neste artigo.

Essa avaliação preliminar do gerenciamento de resíduos, apesar de simples e rápida é muito eficaz, pois apresenta onde a empresa se encontra e demonstra onde ela pode chegar.

A classificação se divide em 5 níveis, representados por estrelas. Se você não obteve nenhuma estrela não tem gerenciamento de resíduos implantado e se alcançou 5 estrelas está no topo da maturidade/desenvolvimento do gerenciamento de resíduos. Simples e objetivo.

Organizamos essa classificação de forma escalonada, pois entendemos que o gerenciamento de resíduos é um processo que evolui, que pode ser melhorado a cada dia e que deve sempre considerar o ciclo do PDCA (Planejar, executar, verificar, ajustar). Dessa forma, na avaliação, se fosse possui algum elemento do nível 2, mas não possui nada do nível 1, é melhor “voltar uma casa”, pois você poderá ter dificuldade de avançar ao próximo nível se a base não estiver bem estruturada.

O nível 1

É considerado o mais básico, inicial, no qual incluímos as empresas que já possuem Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) elaborado. Essa é uma etapa importante, de planejamento, e indispensável para o sucesso nas demais etapas.

Um bom PGRS deve considerar, além das exigências legais, as peculiaridades da empresa e da região em que essa está localizada. Além disso, o planejamento deve ser prático, exequível e estar sempre focado em resultados reais à organização.

Não temos nenhuma dúvida em afirmar que o gerenciamento de resíduos pode ir muito além do atendimento das exigências legais e ser estratégico para a empresa, gerando resultados significativos, por isso o PGRS é fundamental e indispensável para se traçar o que se quer alcançar.

Já no Nível 2

Estão as empresas que já segregam os resíduos e destinam conforme a segregação, ou seja, implantaram e praticam o que foi planejado no PGRS, considerando os aspectos operacionais.

Neste nível o desafio é, além de operacional, cultural, afinal, na elaboração do PGRS ainda estamos no nível das ideias, e como se diz: “papel aceita qualquer coisa”. Neste sentido, o envolvimento de todos da empresa é indispensável, desde os funcionários gerenciais (incluindo a alta gestão) até a equipe operacional, que torna os treinamentos indispensáveis.

No nível 3

Incluímos as empresas que além da parte operacional também já praticam ações administrativas do gerenciamento de resíduos, realizando o registro dos dados relacionados aos resíduos gerados e elaborando relatórios.

Para realização desses registros, ainda é muito comum o uso do excel. Quanto aos relatórios, esses normalmente estão relacionada à alguma exigência legal, como a entrega do inventário anual de resíduos ou à alguma auditoria, como a ISO 14.0001 ou PBQP_H (construção civil).

Em relação ao nível 4

Contemplamos as empresas que, além do simples registro dos resíduos gerados/destinados também exigem os CTRs/MTRs das coletas/destinações, bem como controlam a documentação das empresas transportadoras e áreas receptoras.

As principais dificuldades desse nível estão relacionadas ao controle dos MTRs/CTRs, como no caso de identificação de pendências, e em relação à documentação dos transportadores e áreas receptora podemos citar a dificuldade de controlar todos os vencimentos, o que muitas vezes é feito através de agendas ou alertas no próprio excel.

A execução eficaz desses procedimentos garante à empresa a total segurança em relação aos procedimentos realizados, estando essa adequadamente resguardada em qualquer situação, seja uma auditoria ou fiscalização. Por isso alcançar o nível 4 no gerenciamento de resíduos é indispensável para o pleno atendimento das exigências legais.

Por sua vez o nível 5

É considerado como o mais avançado, uma vez que vai além do atendimento das exigências legais. Esse é o nível de maturidade que de fato fará com o que gerenciamento de resíduos gere resultados efetivos à empresa.

Neste nível estão as empresas que usam os dados relacionados os resíduos gerados em benefício da empresa, fazendo análises e atuando no sentido de corrigir os desvios, o que gerará melhoria contínua, o que consequentemente gerará redução de custos, riscos e melhoria da produção.

O adequado registro dos dados e a elaboração relatórios são base fundamental para a análise, sendo que o uso de métodos eficazes de compilação e organização dessas informações tornará o processo mais dinâmico e prático. Além disso, o envolvimento de profissionais de áreas diversas da empresa será indispensável, uma vez que os responsáveis pela área ambiental não possuem todas as respostas e muitas vezes não tem a autônima para correção de desvios e possibilidades de melhoria encontrados.

A tabela a seguir compila a classificação apresentada, assim ficará mais fácil a análise.

Análise do gerenciamento de resíduos

Como citei, essa é uma análise preliminar, que pode ser feita em poucos minutos e se baseia em temas macros, não considerando os detalhes de cada um deles. Para se conhecer a fundo a realidade da empresa em relação ao gerenciamento de resíduos recomendamos realizar uma auditoria com profissional capacitado, assim, cada item será avaliado com detalhe e as peculiaridades consideradas. Assim, o desenvolvimento de um plano de ação de melhoria contínua estará muito melhor embasado, além, é claro, de se evitar surpresas em auditorias externas ou fiscalizações.

Além do enquadramento do nível em que sua empresa se encontra também é importante avaliar a eficácia dos procedimentos realizados, uma vez a ineficácia de determinadas ações poderá ser entrave para o desenvolvimento do gerenciamento de resíduos à níveis mais avançados.

Por fim, devemos reforçar que o gerenciamento de resíduos é um processo que deve estar sempre em melhoria contínua. Não se acomode, não tenha dúvida que o gerenciamento de resíduos gerará benefícios não só a empresa, como a sociedade e meio ambiente.

Conte sempre conosco, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar!

 

Avaliando o gerenciamento de resíduos das empresas
Classificado como: