Quantificação e Composição dos Resíduos da Construção Civil em Edificações de Grande Porte

É notório que a construção civil é responsável pela geração de uma parcela significativa da quantidade de resíduos, chegando em até 70% dos resíduos sólidos urbanos.

Porém a falta de dados consistentes sobre os resíduos gerados dificulta o planejamento por parte dos gestores, que muitas vezes iniciam novas obras sem a correta estimativa de geração de tais resíduos.

Quando inicia-se o planejamento de uma nova obra como vocês estimam a quantidade de resíduos a serem gerados? Vocês sabem o quanto a geração de resíduos impacta no custo e no andamento da obra?

Sabemos o quão difícil é responder à essas questões, sobretudo, e, sobretudo, aplicar esses conceitos na prática. Por isso, nossa equipe desenvolveu recentemente um artigo bem interessante que apresenta a estimativa e composição dos resíduos para obras de construção civil realizadas em alvenaria estrutural e concreto armado.

O artigo foi desenvolvido pensando em sua aplicação prática no planejamento de obras da construção civil, de forma a contribuir para a melhoria do gerenciamento das obras, da redução da geração e, consequente, da redução dos custos relacionados.

Este artigo foi publicado na Revista ARES e apresenta:

– Quantificação dos resíduos (quanto vai gerar?)

– Composição dos resíduos (quais tipos de resíduos serão gerados?)

Esperamos contribuir para a melhoria do gerenciamento de resíduos de sua construtora.

Qual será a geração de resíduos de sua obra?