O que é importante considerar na comunicação visual do Gerenciamento de Resíduos?

A comunicação visual é de estrema importância para o sucesso do Gerenciamento de Resíduos. Quando, por exemplo, os locais de armazenamento dos resíduos estão bem identificados e de fácil leitura visual os colaboradores tendem a ser mais organizados e aplicar o gerenciamento de resíduos com mais eficácia.

Para elaborar a comunicação visual do Gerenciamento de Resíduos na obra é necessário considerar o padrão de placas e informativos já utilizado pela empresa, inserindo algumas das dicas que vamos apresentar ao longo deste post. Para as empresas que contam com a colaboração de uma agência de comunicação, vale sempre convidá-la para elaborar o padrão relacionado ao Gerenciamento de Resíduos.

A comunicação visual pode ser subdividida em 2 tipos: Placas de Identificação dos Resíduos e Placas de Sensibilização. Para ambos os casos é interessante usar materiais duráveis, como metal ou pvc, possibilitando a reutilização em outras obras.

Como funcionam as Placas de Identificação dos Resíduos?

São utilizadas para identificar as instalações de apoio (armazenamento final ou temporário) quanto ao resíduo a ser armazenado. Além do nome do resíduo, ela também deve conter exemplos práticos e imagens para facilitar a leitura visual. Vale lembrar que as placas devem ser instaladas em local de fácil visualização, próximo ao local de armazenamento dos resíduos.

Na imagem abaixo mostramos, como exemplo, os resíduos da construção civil.

Quer saber mais sobre a Classificação dos Resíduos? Leia nosso artigo Como são Classificados os Resíduos Sólidos e saiba quais são as classificações existentes.

 

 Veja abaixo alguns exemplos da comunicação visual do Gerenciamento de Resíduos – placas de identificação de resíduos – no canteiro de obras:

Placas de Sensibilização: Porque são importantes?

Reforçar o Gerenciamento de Resíduos é muito importante e a comunicação visual desempenha um papel relevante nesse aspecto. As placas de sensibilização devem ser distribuídas por toda unidade/obra informando a todos os envolvidos (funcionários, prestadores de serviço e visitantes) sobre a existência do Gerenciamento de Resíduos.

As frases e imagens devem ser de impacto, contribuindo para uma melhor assimilação do tema por parte dos funcionários. Abaixo você confere alguns exemplos de frases selecionadas pela Ambiência Soluções Sustentáveis que poderão ser utilizadas como referência para elaboração das placas específicas para cada obra e empresa:

  • Nunca misture seu resíduo;
  • Separe seu resíduo;
  • Cada profissional é responsável pelo resíduo que gera, colabore;
  • Colabore com a limpeza e organização;
  • Use as baias;
  • Colabore para a gestão de resíduos;
  • Trabalhe em equipe, mantenha as áreas limpa e organizada;
  • Use as baias, e nunca misture seu resíduo;
  • Essa obra faz a gestão de seus resíduos;
  • Colaboramos por um mundo melhor, fazemos o gerenciamento de nosso resíduo;
  • Participe do Gerenciamento de Resíduos, colabore por um mundo melhor;
  • Destine corretamente seus resíduos, o planeta agradece;
  • Siga os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
  • Nunca se esqueça: Em se tratando de resíduo, reduzir é sempre mais importante;
  • Reduza a geração de resíduos: o planeta agradece;
  • Reduza primeiro, depois reutilize e só depois encaminhe para a reciclagem;

Vale lembrar: as frases apresentadas acima são exemplos gerais, sintam-se à vontade para copiadas integralmente!

Veja abaixo alguns exemplos da comunicação visual do Gerenciamento de Resíduos – placas de sensibilização – no canteiro de obras:

Agora você já pode elaborar a comunicação visual no canteiro de obras! Ficou alguma dúvida? Quer ajuda nesse processo? Entre em contato com a Ambiência, nosso profissionais podem te ajudar! Você já faz o Gerenciamento de Resíduos? Conhece a NETResíduos? Um ferramenta online para otimizar o seu Gerenciamento de Resíduos, clique aqui e saiba mais!

Como utilizar a comunicação visual no Gerenciamento de Resíduos?
Classificado como: