Você conhece a realidade do Gerenciamento de Resíduos no seu canteiro de obras? O quanto o Gerenciamento de Resíduos tem custado para sua construtora?

Esses questionamentos são frequentes no ambiente da construção civil. Essas e outras dúvidas, se relacionam às dificuldades de registro e controle dos processos de destinação de resíduos que podem ocasionar multas, embargos e até prejuízos para os negócios.

Pensando nisso, a Vedacit em parceria com a NETResíduos, desenvolveram um projeto para apoiar as construtoras no gerenciamento de resíduos.

Uma das ferramentas do projeto é um questionário que permite o diagnóstico da situação atual do Gerenciamento de Resíduos na construtora. Através das respostas é gerado uma pontuação que identifica o grau de maturidade do gerenciamento de resíduos e permite que, a partir desse resultado, o gestor possa tomar ações para reduzir custos e melhorar a eficiência da construtora. São 22 perguntas, respondidas em média em 8 minutos.

Diagnóstico de Gerenciamento de Resíduos

Além disso, através da Calculadora de Custo de Resíduos é possível saber o quanto o Gerenciamento de Resíduos tem custado para a construtora. A metodologia utilizada para realizar esse cálculo foi baseada nos artigos técnicos “Quantificação e composição dos resíduos da construção civil em edificações de grande porte” e “O custo da geração de resíduos em obras de construção civil“.

O resultado da Calculadora de Custo de Resíduos é automático e mostrará o custo total da obra relacionado à geração de resíduos, o custo unitário da geração de resíduos por m² construído, por unidade, por m³, por caçamba, além de mostrar quantos % do custo total do empreendimento é de responsabilidade da geração de resíduos.

Calculadora de custo de resíduos

“O objetivo desse projeto é estimular toda a cadeia produtiva do setor da construção civil a adotar práticas eficientes de gerenciamento de resíduos. Afinal, essa é uma necessidade latente do mercado. Além das questões ambientais, sabemos que a falta de gerenciamento de resíduos impacta diretamente nos custos da construtora. Estamos muito felizes com essa oportunidade de levar o conhecimento e a informação sobre gerenciamento de resíduos”, contou Henrique Ribeiro, CEO da NETResíduos.

Nesta era da transformação digital, os dados são os maiores ativos de uma empresa, ter o conhecimento sobre a situação atual do gerenciamento de resíduos na construtora permite tomada de decisões e estratégias que impactarão diretamente na eficiência e no custo das construtoras. Por isso, falar sobre o gerenciamento de resíduos é fundamental para esse ecossistema.

Conheça mais sobre as empresas:

Vedacit:

A OTTO BAUMGART, hoje conhecida como VEDACIT, é uma empresa brasileira, que está no mercado há mais de 80 anos, participou de grandes obras, como Usina de Itaipu e Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, e também é responsável pela maior parte de produtos químicos para construção no país.

 

NETResíduos:

A NETResíduos leva ao mercado uma solução prática, baseada em uma grande bagagem de experiência, resultado da união de outras duas empresas, uma de consultoria em soluções sustentáveis, a Ambiência, e outra de tecnologia, a Conecta Brasil.

O NETResíduos é um sistema online para gerenciamento de resíduos que por meio de tecnologia big data e inteligência artificial, capta, armazena e processa as informações referente aos resíduos gerados pela empresa visando reduzir custos de produção, identificar desperdícios e adequar o processo à legislação ambiental vigente, reduzindo assim riscos de multas, perda de certificações e embargos.

 

Você já gerencia resíduos?

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos tornar o seu Gerenciamento de Resíduos mais eficiente!

Você conhece nossa plataforma online para Gerenciamento de Resíduos? O NETResíduos é uma solução online para o gerenciamento e total controle dos dados de geração, transporte e destinação de resíduos. Um sistema rápido, fácil e intuitivo que te ajuda a estar em dia com as exigências legais e promover a melhoria continua dos processos produtivos.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

A realidade do Gerenciamento de Resíduos no canteiro de obras